20 de novembro – Dia da Consciência Negra

O dia é marcado pela luta contra o preconceito racial


Publicado dia 26 de novembro, 2013 / Publicação com 0 comentário(s)

Neste dia 20 é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data que marca a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, no período colonial brasileiro, em 1695. A data é celebrada para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). 
Além disso, é também uma oportunidade para lembrarmos e evidenciarmos os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população, ou seja o dia é marcado pela luta contra o preconceito racial, ainda existente na sociedade. 
O governo tem procurado solucionar esta desigualdade através de medidas que continuam compensatórias e provisórias, já que a solução mais profunda exige um processo de reestruturação da sociedade, que é lento e muito exigente. 
Aproveitamos este dia para refletir sobre o respeito enquanto pessoas, e desejo que o mundo se torne cada vez mais igual para todos, e que se conscientizem sobre a importância da cultura e da tradição dos negros na formação do nosso povo brasileiro.
 
Deputado Carlão Pignatari - PSDB
 

Deixe um Comentário


INSTAGRAM